Suplementos no pedal: Sim ou Não?

Você já ouviu falar em suplementação alimentar? Muitos ainda questionam a utilização de suplementos associados à dieta e exercícios. Você sabe quando e como consumi-los? Qual a sua origem?

Os suplementos alimentares são preparações que tem como o objetivo complementar a dieta dos indivíduos, fornecendo nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Muitos nutricionistas são claros em afirmar que uma alimentação balanceada sob o ponto de vista nutricional é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo humano. No entanto, nos últimos anos observou-se um aumento indiscriminado no consumo destes produtos, principalmente entre os praticantes de atividades físicas. Por isso, o mais indicado é que atletas e esportistas passem por uma avaliação nutricional para o real entendimento da necessidade ou não do consumo de suplementos alimentares antes, durante e após as atividades físicas.

Com a palavra a nutricionista Cristiane Krohling

“A gente começa a pedalar e já ouve de um que toma tal coisa, outro usa cápsulas no pré-treino e alguns enchem seus bolsos de géis de carboidratos. Acalmem-se. Os suplementos vieram para suplementar e não para a serem a base do consumo alimentar das pessoas.

A grande maioria dos ciclistas é recreacional ou desportista e é para este perfil que estou escrevendo. Mais importante do que se preocupar com o consumo deste ou aquele suplemento no pré ou pós treino é vocês observarem o contexto geral da alimentação nos sete dias da semana. Nenhum pó, líquido ou cápsula fará milagres se a base da alimentação não fornecer os nutrientes necessários para a boa prática do ciclismo.”

Por isso, eu sempre serei a favor do consumo prioritário dos alimentos. Sempre! Água de coco ao invés de isotônicos industrializados. Goiabada, mariola ou paçoca no lugar dos géis. Um bife na refeição anterior ao pedal no lugar dos BCAAs e por aí vai.

Então o que eu queria reforçar é que vocês não precisam ficar ansiosas e desapontadas só porque não estão consumindo suplementos alimentares. Priorizem a boa alimentação, realizem a hidratação adequada e se programem quanto à alimentação durante os pedais mais longos. Vez ou outra a gente sempre se rende à praticidade de um gel, mas o bom mesmo é que ele não seja a base do seu fornecimento de nutrientes e energia.

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Sou Viviane Mendonça , Ciclista, cicloturista e cicloativista há 15 anos
“Incentivadora do uso da bicicleta entre as mulheres!”
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Por Viviane Mendonca – Geógrafa , historiadora e apaixonada por bicicleta

É mulher na bike que a gente quer ver no outubro rosa?

O pedal outubro rosa #juntassomosmais em Guarapuava foi lindamente colorido por mulheres maravilhosas. Cada uma no seu ritmo, no seu tempo e na sua vontade abrilhantaram as estradas e a cidade de Guarapuava. Parabéns a família @los_manolos_elas_no_pedal e @biksstore e a todos que colaboraram para este lindo e emocionante evento.

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