Pedal Só Delas: Apoio, solidariedade e respeito

Elas são agentes de transformação. E usam o esporte como meio de modificar a realidade da vida de centenas de mulheres através da BICICLETA.

Todos os dias, mulheres no mundo todo enfrentam obstáculos pelo simples fato de serem… mulheres. No esporte, não é diferente. A prática de exercícios físicos por mulheres no país é 40% inferior aos homens, segundo o relatório “Movimento é Vida”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) –

A cultura de não incentivar as mulheres aos esportes, principalmente coletivos, pode ser explicada inclusive pelo pouco acesso ao lazer devido às tarefas domésticas, que ocupam em média 20,5 horas semanais das mulheres, enquanto os homens gastam 10 horas por semana nas atividades de casa.

A falta de segurança, o preconceito, a falta de incentivo nas escolas, todos esses são fatores que devem ser apontados quando se constata que o esporte no Brasil não tem o mesmo acesso por meninos e meninas. O relatório do PNUD indica uma urgência em se criar políticas públicas que possam permitir maior igualdade.

Ainda bem que por trás de todos os dados, números e pesquisas, temos histórias fortes, reais, lindas, de superação e muitas vitórias conquistadas por grupos de bike feminino pelo Brasil afora. E é sobre isso que vamos falar hoje. Como as mulheres do GRUPO PEDAL SÓ DELAS superaram e superam estas desigualdades todos os dias e movimentam a vida de centenas de mulheres com incentivo à prática do esporte e ao uso da bicicleta.

Acompanhem a linda e inspiradora História do Grupo Pedal Só Delas

O grupo feminino de ciclismo Pedal Só Delas foi criado em 05 de novembro de 2015, em Pedro Leopoldo/MG, a partir de um post no Face book da Gabriela Sales em que surgiram comentários entre as amigas Aninha Castilho e Vivian Aires: Aninha disse que queria retornar às pedaladas e Vivian resolveu chamar a Gabriela Sales, que também participava da conversa virtual. Vivian quis saber se poderia pedalar com Aninha e Gabriela, porque tinha dificuldade de encontrar companhia para pedalar. Gabriela logo se prontificou a ajudar e Vivian criou um bate papo no Facebook com algumas pessoas interessadas em pedalar. Como a prosa ficou movimentada, com muita gente procurando informações, a Gabriela criou um grupo no WhatsApp para reunir esse pessoal e facilitar a comunicação entre as pessoas desde então o grupo vem crescendo cada dia mais.

Hoje, o Pedal Só Delas é formado por 500 integrantes que são ciclistas iniciantes, pessoas que estão retornando ao pedal e também por ciclistas que já participam de competições e algumas atletas já reconhecidas no meio do ciclismo, mas todas elas têm o mesmo objetivo: pedalar com união, amizade, solidariedade e incentivo. Desde seu início, os objetivos do grupo são: incentivar a prática do ciclismo, motivar as pessoas a pedalar, promover a união e a solidariedade entre as ciclistas, apoiar quem está iniciando no esporte e divulgar a prática esportiva como caminhos para melhoria da qualidade de vida, bem estar e emagrecimento. Para alcançar esses objetivos, as integrantes do grupo costumam sair juntas para pedalar aos finais de semana, seja em trilhas ou no asfalto. As saídas são marcadas pelo grupo do WhatsApp e são abertas a quem tiver disposição. Outra atividade do grupo é o Desafio Mensal de Pedalada, com a entrega de premiação ou “mimos” para todas aquelas que cumprirem seus desafios. A cada mês, os “mimos” são oferecidos pela Madrinha do Desafio. A responsável por organizar o desafio é a Iara Gonçalves, grande apoiadora do grupo.

No grupo, há vários exemplos de mulheres que começaram a pedalar por incentivo do Pedal Só Delas e hoje já emagreceram e estão bem mais felizes e de bem com a vida. Outras, que eram acometidas por alguma doença como artrose e artrite, estão vencendo as limitações e pedalando com ousadia. A solidariedade não fica restrita às participantes do grupo. A cada seis meses, é realizado o Dia da Alegria em um lar de idosos. Além de incentivar as integrantes do Pedal Só Delas a visitarem o local, são arrecadados produtos de higiene pessoal, fraldas geriátricas e alimentos que são doados à instituição visitada.

Temos um projeto voltado para Solidariedade onde arrecadamos lacres de latinhas para troca em cadeira de rodas. Já conseguimos 3 cadeira de rodas na campanha de 2016, 2017 e 2018 dos lacres através do empenho do grupo em juntar 140 pets com 2100 unidades em cada e a campanha segue anual em busca de completar a meta de 10 cadeiras de rodas. Existem pontos de apoio em Pedro Leopoldo (Wadina Rocha e Renata Viterbo), Sete Lagoas (Bárbara na 7 Trilhas, Raquel Liboreiro e Mari Vilar) Belo Horizonte (Chris Fernandes, Juliane Rocha e Carioca do Coco – Nova praça da Pampulha/BH). Aliado ao grupo fizemos uma parceria com a Escola Izabel Gomes Teixeira para arrecadação de lacres como forma de um projeto piloto.

Em 20/03/2019 o nosso Projeto foi aprovado pela Secretaria de Educação de Pedro Leopoldo/Mg em uma parceria de sucesso entre Pedal Só Delas, Lions Clube e Secretaria de Educação. As 20 Escolas Municipais de Pedro Leopoldo/Mg deram SIM a nossa campanha dos lacres. – A Gincana Solidária vai acontecer durante o ano e as escolas vão arrecadar os lacres e repassar ao Lions Clube para troca de cadeiras de roda. Agradecemos Jeanne Teixeira por nos receber e apoiar com o nosso projeto piloto na Escola Municipal Izabel Gomes Teixeira. Agora é seguir em frente em busca de alcançar nossos objetivos!!

O grupo conta também com o “Giro na Lagoa da Pampulha”, em Belo Horizonte, um projeto idealizado por Cynthia Guimarães e Débora Mota, aliado com Chris Fernandes, Bárbara Macaúbas, Juliane Nunes, Juliane Rocha, Simone Harrison e Lucimar. O objetivo é divulgar o Pedal Só Delas na Lagoa da Pampulha aos sábados, sempre às 8h, para convidar e incentivar mais meninas a praticar o ciclismo. Outro projeto de sucesso em Belo Horizonte/MG é o Giro Urbano noturno toda segunda-feira e quarta feira liderado por: Juliane Rocha e Juliane Nunes e que a cada dia cresce mais com seu sucesso colorindo as ruas de Belo Horizonte/MG. Hoje nosso grupo é referência em Belo Horizonte/MG Em Janeiro de 2017 foi criado um projeto piloto da Equipe Pedal Só Delas, sendo nomeada por “Equipe Só Delas” composta por 6 atletas integrantes do grupo onde é liderada pela Laura Nunes em busca de grandes parceiros para concretização do sonho de formar uma equipe feminina de ciclismo na cidade de Pedro Leopoldo/MG e primeira equipe feminina de ciclismo em Minas Gerais. Em Agosto/2017 foi criado o Pedal Só Delas Kids, mais um projeto para incentivar a prática esportiva das crianças em Pedro Leopoldo/MG (liderado por Hiassodara Serafim) e Belo Horizonte/MG (liderado por Juliane Rocha). O grupo foi crescendo tanto que hoje temos o grupo OFICIAL Pedal Só Delas e os grupos das cidades: (Pedro Leopoldo/Lagoa Santa/Vespasiano/Matozinhos/São Jose da Lapa); Belo Horizonte, Sete Lagoas e Sabará sendo liderados por pessoas que abraçam o grupo com alegria.

Parabéns pelo grande exemplo, grupo PEDAL SÓ DELAS

O nosso grande desafio como mulher no século 21 é saber fazer escolhas conscientes, que respeitem nossas essências e nossos limites, ou seja, escolhas que nos façam estar mais inteiras e plenas, na vida, nas nossas relações e no ciclismo.

Quem quiser aderir ao grupo pelo Face book, acesse o link: https://www.facebook.com/groups/528135707237162/pending/  Ou nos seguir pela página no Facebook: https://www.facebook.com/pedalsodelas/?fref=ts  Ou entrar para o grupo no Strava: https://www.strava.com/clubs/211006  Ou pelo Instagram @pedalsodelas

É mulher na bike que a gente quer ver no outubro rosa?

O pedal outubro rosa #juntassomosmais em Guarapuava foi lindamente colorido por mulheres maravilhosas. Cada uma no seu ritmo, no seu tempo e na sua vontade abrilhantaram as estradas e a cidade de Guarapuava. Parabéns a família @los_manolos_elas_no_pedal e @biksstore e a todos que colaboraram para este lindo e emocionante evento.

Saiba mais

Compartilhe suas considerações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou de Bike e Salto Alto. Mulheres amantes da bike e do salto alto encontram seu lugar para dividir experiências.

Acompanhe-nos


Seja notificada por e-mail sobre novas publicações