Moça, esta na hora de clipar

Está sentindo dores nos joelhos? Pode ser o mau encaixe do seu pé no pedal.

Escolha os pedais e sapatilhas a serem utilizados e agora é só fazer o ajuste final do pé com o pedal para pedalar de forma eficiente.

Sabemos que esta decisão não é a mais simples para uma iniciante do pedal. Sair do tênis para o clip é uma decisão delicada pelo sentimento de medo e insegurança. Mas quem já passou pela experiência garante, pedalar clipada é a melhor e mais eficiente escolha para o rendimento durante as pedaladas.

Abaixo, as dicas super importantes do AUDAXSP para você perder o medo de vez.

As elaborações seguintes servem para qualquer tipo de pedal, seja com ou sem clipe. O posicionamento do pé em cima do pedal determina o melhor aproveitamento da força aplicada e pode evitar problemas físicos (dores, tendinites e lesões musculares). Olhando de lado para o seu pé (veja o desenho), a ponta do metatarso do dedão, popularmente conhecido como “a bola do pé”, tem que ficar posicionado levemente na frente do eixo do pedal.

No caso de usar sapatilha com taco para pedais com clipe, o taco tem que ser fixado na sapatilha de tal forma que a parte central deste fique exatamente na ponta do segundo e o terceiro metatarso (partindo do metatarso do dedão).

A sua forma de posicionar os pés no pedal, vai ser igual a sua forma de pisar quando caminha na rua. Sentado no selim da sua bicicleta, olhando para o seu pé, vai colocar o pé no pedal automaticamente na forma mais confortável, com a ponta do pé olhando para dentro, reto ou para fora. Usando pedais de plataforma vai ficar no ângulo transversal correto.

Tacos MTB

Com tacos de MTB existe uma folga no movimento transversal, então, em geral não teremos problemas no posicionamento.

Tacos Speed

O posicionamento do taco de Speed pode ser mais delicado. Estes tacos foram desenhados para dar a menor folga possível, em qualquer direção, para aproveitar a força da forma mais eficiente. Assim, o posicionamento do taco tem que ser feito de forma precisa, fazendo-se eventuais ajustes depois de um primeiro pedal.

São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença no rendimento dos seus pedais e amenizar possíveis dores .

Fonte: https://audaxsp.wordpress.com/dica-3-pedalada-perfeita/

Sou Viviane Mendonça , Ciclista, cicloturista e cicloativista há 15 anos
“Incentivadora do uso da bicicleta entre as mulheres!”
Facebook Fanpage – https://www.facebook.com/voudebikeesaltoalto
Instagram – https://www.instagram.com/vou_de_bike_e_salto_alto/
Por Viviane Mendonca – Geógrafa , historiadora e apaixonada por bicicleta

É mulher na bike que a gente quer ver no outubro rosa?

O pedal outubro rosa #juntassomosmais em Guarapuava foi lindamente colorido por mulheres maravilhosas. Cada uma no seu ritmo, no seu tempo e na sua vontade abrilhantaram as estradas e a cidade de Guarapuava. Parabéns a família @los_manolos_elas_no_pedal e @biksstore e a todos que colaboraram para este lindo e emocionante evento.

Saiba mais

Compartilhe suas considerações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou de Bike e Salto Alto. Mulheres amantes da bike e do salto alto encontram seu lugar para dividir experiências.

Acompanhe-nos


Seja notificada por e-mail sobre novas publicações