Como a corrida pode ajudar nas suas pedaladas?

Há quem diga que trocar a magrela pelo tênis pode lhe dar um gás extra em bem pouco tempo. Será?

Para se manter saudável e perder as gordurinhas que tanto incomodam, um dos melhores exercícios é a corrida.

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

Mas será que correr Ajuda a pedalar melhor???

Por causa da bike, o ciclista que começa a correr apresenta um bom condicionamento físico, mas isso não significa que seu corpo esteja adaptado ao novo esporte. Comece a correr devagar, afinal, você é um corredor iniciante.Assim como no ciclismo, a corrida exige equipamentos adequados. Escolha um tênis de corrida ideal para seu tipo de pé. Se for correr ao ar livre, não esqueça o boné e roupas leves.Quase ninguém corre com uma garrafinha de água na mão. Por isso, é importante hidratar-se bem antes e depois da corrida.Por ser um esporte de alto impacto, a corrida exige muito dos músculos e articulações. Alongar-se depois pode ajudar muito a evitar dores tardias – mas não muito… risos!.Se alguma competição de bike estiver próxima, deixe para começar a correr depois. Concentre-se na prova de ciclismo. É comum um novo esporte provocar dores musculares, o que pode enfraquecer sua performance na magrela.Dê tempo ao tempo. Se você pegar pesado logo de cara na corrida, pode se dar mal e prejudicar seus treinos de bike.Correr pode ser duro no início. Ao contrário do ciclismo, não é possível “descansar” enquanto se corre. Demora até que o novo corredor adapte sua respiração. E as pernas quase sempre doem nas primeiras semanas. Não desista: como bom ciclista, você está cansado de saber que persistência é essencial em qualquer modalidade esportiva.

Resumidamente, correr ajuda a pedalar melhor porque…

Você vai inserir uma nova forma de trabalho cardio vascular em sua rotina, melhorando bastante o seu folego. A respiração na corrida não é igual a do ciclismo, logo vai perceber. Então além de exercitar todo sistema respiratório, ainda leva uma melhora no controle da respiração de brinde.

Sabia que a corrida e o ciclismo trabalham os mesmos grupos musculares?

Sim, é verdade. Ora, mas se isso é um fato, porque um grande ciclista também não é um grande corredor ou vice e versa?

Acontece que mesmo trabalhando praticamente os mesmos muculos, os dois esportes tem exigências diferentes. A mecânica é diferente e até mesmo o impacto sobre as articulações na corrida é bem maior (e é o impacto que transforma a corrida um esporte melhor que o ciclismo na questão óssea).

Tanto a corrida quanto o ciclismo são excelentes formas de exercício. Ambos são atividades aeróbicas rítmicas que envolvem grande volume muscular.

Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa. De acordo com cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar cerca de 1000 calorias em uma hora de corrida. Essa mesma pessoa pedalando em uma velocidade constante de 18 a 25 km/h vai queimar cerca de 850 calorias. Enquanto isso, caminhando gastará muito menos calorias, cerca de 360 por hora. Entretanto a corrida apresenta alguns aspectos negativos, pois a atividade oferece mais riscos de lesões e que podem ser crônicas, principalmente nas regiões do joelho quadril e tornozelo. A bicicleta é mais suave por ser um exercício de baixo impacto. Qualquer uma dessas atividades, no entanto , irá melhorar a sua forma física aeróbica. A maior capacidade aeróbica está intimamente ligada a uma vida mais longa e risco reduzido de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.

Não há como responder qual é o melhor exercício, pois isso depende de cada indivíduo. Mas qualquer atividade física irá melhorar a saúde. Então caminhe um dia, corra outro e pedale ou participe de uma aula de spinning. A melhor atividade será aquela você mais gosta!

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Fonte: bicycling.com.br
Sites de referência: Café na Trilha e ativo.com

Sou Viviane Mendonça , Ciclista, cicloturista e cicloativista há 15 anos
“Incentivadora do uso da bicicleta entre as mulheres!”
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Por Viviane Mendonca – Geógrafa , historiadora e apaixonada por bicicleta

É mulher na bike que a gente quer ver no outubro rosa?

O pedal outubro rosa #juntassomosmais em Guarapuava foi lindamente colorido por mulheres maravilhosas. Cada uma no seu ritmo, no seu tempo e na sua vontade abrilhantaram as estradas e a cidade de Guarapuava. Parabéns a família @los_manolos_elas_no_pedal e @biksstore e a todos que colaboraram para este lindo e emocionante evento.

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